Pode não parecer, mas o ano está acabando. Já estamos em setembro! Daqui a pouco mais de três meses, começaremos a desejar Feliz Natal e Próspero Ano Novo uns aos outros.

Imagem ilustrativa da imagem Oceano azul de oportunidades: nova turma do Empreende Mais
| Foto: Reprodução

Esta é a última oportunidade, ao mesmo neste ano, para as pessoas que desejam aprender mais sobre inovação e empreendedorismo sem sair de casa e com custo zero. Estão abertas as inscrições para a terceira turma do Empreende Mais, que vem formando empreendedores dos mais variados segmentos em todo o Estado.

Tive a oportunidade de conversar com alguns dos alunos que estão encerrando a primeira turma em uma sessão de mentoria, que pode ser compreendido como algo semelhante a uma orientação dirigida, na qual um profissional com mais experiência e conhecimento técnico sugere caminhos e estratégias para que o empreendimento obtenha sucesso.

Vou destacar aqui o trabalho do Ayrton (Tom) Santos Nogueira, Tatiane Garcia e das irmãs gêmeas Sendi e Cintian Leichtweis. Tom trabalha com consultoria e vendas. Já trabalhou com grandes organizações do nosso estado e atualmente se dedica a novos projetos na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (T.I.C).

Tatiane é cirurgiã dentista e está buscando o melhor modelo para inovar no segmento de odontologia. Como se trata de segmento que depende muito de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para inovar, o que é feito por empresas que têm condições, por exemplo, de criar uma nova máquina para realizar uma restauração, ela está tentando fazer diferente no tipo de serviço prestado ao cliente. Tatiane avalia se vai dirigir seu trabalho apenas para crianças ou adultos e público infantil. A ideia neste momento é realizar uma pesquisa que possa auxiliá-la na tomada de decisão.

Com as irmãs, a dúvida é se vale a pena criar uma marca própria e buscar um espaço no concorrido mercado de moda ou atuar em nichos de mercado, como no segmento de moda sustentável. Neste as oportunidades são enormes, como já vimos exemplos nesta coluna (Poliverde). Ambas são costureiras e designers e criam peças sob encomendas.

Há um livro muito bom chamado a Estratégia do Oceano Azul, dos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne. O livro mostra como empreendedores e empresas podem criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Os autores fazem uma analogia entre o oceano e o mercado, dizendo que existe um oceano vermelho no qual muitos animais concorrem de forma atroz entre si pela pouca comida disponível. Como este espaço é dominado por tubarões (grandes corporações), só resta aos empreendedores e empresas menores lutar pela sobra. Por outro lado, há o oceano azul, límpido e pouco habitado, porém para obter comida será necessário muitas vezes criá-la ou buscá-la em espaços inusitados.

Para quem deseja ir para o oceano azul de oportunidades, o Empreende Mais é o caminho mais curto e seguro.

Serviço

Turma III – Empreende Mais

Período: 29/08 a 13/09

Mais informações: (43) 3371-4385 / [email protected] / @pem.uel (Instagram)

Inscrições: https://www.uel.br/eventos/sigec/?id=7589

*Lucas V. de Araujo: PhD e pós-doutorando em Comunicação e Inovação (USP). Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de “Inovação em Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.