Tóquio, 02 (AE-AP) - O primeiro-ministro japonês, Keizo Obuchi, foi hospitalizado hoje (02) pela manhã pela "fadiga por excesso de trabalho", informou seu secretário de gabinete, Mikio Aoki. O líder japonês foi levado de carro para um hospital de Tóquio depois de queixar-se de cansaço. Obuchi, de 62 anos, que usa um marcapassos, foi submetido a exames e passou a noite internado para observação.
Segundo políticos japoneses, entrevistados pelas tevês locais
a saúde do primeiro-ministro pode ter sido abalada pelos acontecimentos políticos e a erupção do vulcão Usu ocorridos no país nos últimos dias.
A agenda de Obuchi, eleito em 1998, incluía esta semana uma intensa rodada de negociações políticas entre os três partidos da coalizão de governo, por causa da ameaça feita há alguns dias por Ichiro Ozawa, líder do Partido Liberal, de abandonar a aliança. Além de ter supervisionado na semana passada as operações de retirada dos habitantes que vivem nas imediações do vulcão Usu, na Ilha de Hokkaido, que entrou em erupção na sexta-feira, Obuchi também visitou o sul do país para inspecionar os preparativos para a reunião do Grupo dos Oito, em julho.
Segundo um membro do governante Partido Liberal Democrático, Aoki será designado amanhã (03) primeiro-ministro em funções durante uma reunião de emergência, até que Obuchi possa retornar ao trabalho.