A prova do segundo dia de Enem é objetiva, com questões de múltipla escolha. Esta é a primeira vez que o exame é aplicado duas vezes no mesmo ano, por causa da pandemia da Covid-19. A reportagem da FOLHA entrevistou alunos que participam do Enem. Samuel Augusto Gastaldo, 17, é aluno do do 3º ano do Ensino Médio do 2º Colégio da Polícia Militar de Londrina. Ele frequenta cursinho aos sábados. “É meu primeiro Enem. No primeiro dia de prova, achei bem cansativo, pois os textos são muito longos e há muitas questões. Deu tempo de fazer tudo, mas algumas questões no final foram feitas na correria”, analisou.

Gastaldo disse que não seguiu uma técnica, como fazer as questões mais fáceis primeiro. “Fui seguindo a sequência”, relatou. Como a prova será de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ele acredita que terá mais dificuldades. “Para falar verdade as Ciências Exatas são o meu ponto fraco. Estudei ao longo do ano, mas para o Enem especificamente eu comecei a estudar no cursinho recentemente, há um mês. As dicas foram boas e o ensino é excelente.”

Outro aluno do 3º ano do 2º Colégio da Polícia Militar de Londrina, João Gabriel Montebeleri Catucci Martins, 17, afirmou que tem estudado com foco no segundo dia do Enem. “Estou revendo algumas matérias nas quais tenho dificuldade. O que mais me preocupa são os conteúdos de Física e Química, que são o meu calcanhar de Aquiles. Eu não sou bom nessas matérias, mas reforcei o estudo nelas.”

Martins está fazendo basicamente o que fez no primeiro dia de prova, revisando alguns pontos, mas sem se estressar muito. “Acho que fui bem no primeiro dia, consegui me virar na redação. Tinha um certo conhecimento prévio sobre o tema. Nas demais questões também acho que fui bem. Para mim foi mais fácil esse tipo de conteúdo. Entre os meus colegas, a gente evitou conversar sobre a prova do Enem. Está todo mundo cansado”, apontou.