O que fazer para economizar água
A população pode colaborar. Basta usar água tratada racionalmente, reduzindo o tempo no banho; fazendo reúso da água usada na máquina e tanque de lavar roupa, deixando de lavar carro e calçada, além de outras mudanças nos hábitos de consumo.
Para limpar a casa e o carro
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para ôvarrer" a sujeira, use a vassoura.
- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
Na higiene
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
Outras dicas
- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.
- Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.
Fonte: Sanepar





