A confusão entre o astro Will Smith e o comediante Chris Rock, na cerimônia de entrega do Oscar no último domingo (27) trouxe à tona as consequências de uma doença chamada alopecia, que afeta homens e mulheres.

O problema aconteceu porque a mulher de Smith, Jada Pinkett Smith, foi alvo de uma piada de Chris Rock, durante a apresentação da categoria de melhor documentário.

Na ocasião, Rock comparou a atriz a personagem de Demi Moore, em "Até o limite da honra", que tem a cabeça raspada. Jada, de 50 anos, no entanto, tem alopecia, condição capilar que a faz perder o cabelo.

O desfecho da piada foi Smith, vencedor na noite na categoria melhor ator, levantando da cadeira e dando um tapa em Rock.

Mas o que alopecia? Segundo o site da farmacêutica Pfizer, a alopecia é uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo. Porém, o tipo mais comum é a que se manifesta no couro cabeludo, a calvície.

Segundo o site da farmacêutica, as causas da alopecia podem ser variadas. No entanto, alguns fatores associados ao desenvolvimento da condição são:

Hereditariedade; Hormônios masculinos; Traumas na região; Má alimentação, que leva à falta de vitaminas; Estresse; Oleosidade em excesso, relacionada à dermatite seborreica; Reação adversa a medicamentos ou certos tratamentos, como a quimioterapia; Tratamentos de beleza com produtos químicos que agridem o couro cabeludo; Problemas na tireoide; Infecções causadas por fungos ou bactérias, inclusive casos de resistência bacteriana.

Jada Pinkett Smith na cerimônia do Oscar
Jada Pinkett Smith na cerimônia do Oscar | Foto: Frazer Harrison / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Tratamento

Segundo a Pfizer, classificar o tipo de alopecia é essencial para direcionar o tratamento, por isso a importância de consultar o médico dermatologista.

Certos tratamentos podem incluir o uso de antibióticos específicos e outros medicamentos. Para deficiências nutricionais, a ingestão de suplementos pode ser indicada. Quando o assunto são reparos estéticos, o implante capilar torna-se uma opção para pessoas que sofrem com a calvície, diz a farmacêutica.

Prevenção

Quando há fatores genéticos envolvidos, não existem formas de prevenir a alopecia, lembra a Pfizer. No entanto, ao notar queda capilar elevada, é preciso procurar um um especialista. Ele poderá recomendar tratamentos para conter o avanço do problema.

Já para quem não tem casos de alopecia na família, é importante evitar tratamentos em salões que usam produtos químicos prejudiciais. "Sempre procure saber quais componentes serão usados e pergunte se eles podem causar danos permanentes aos fios. Afinal, uma vez que os folículos são atingidos, o cabelo deixa de crescer."

Outra recomendação é manter uma alimentação saudável e variada, rica em minerais, proteínas e vitaminas.