Nova York, 19 (AE-AP) - Cerca de US$ 10 bilhões teriam sido "lavados" pela máfia russa, por meio dos principais bancos dos EUA, segundo uma reportagem de hoje (19) do The New York Times.
Segundo o jornal americano, cerca de US$ 4,2 bilhões passaram por uma única conta do Banco de Nova York, em mais de 10 mil transações efetuadas entre outubro e março.
Enquanto aguarda o resultado de uma investigação, o banco suspendeu duas funcionárias de sua divisão Leste Europeu - Natasha Gurfinkel Kagalovsky, de Nova York, e Lucy Edwards, de Londres.
Segundo o NYT, as duas mulheres são casadas com homens de negócio russos. Um deles, Peter Berlin, marido de Edwards, fora controlador de uma das contas do banco que atualmente está sendo investigada.
As contas estariam vinculadas a Semyon Yukovich Mogilevich, considerado uma das principais figuras do crime organizado na Rússia, informou o jornal.

mockup