O crescimento no número de casos de doenças sexualmente transmissíveis em Guarapuava está diretamente ligado à quantidade de casas de prostituição no município. Atualmente, há mais de 100 prostíbulos na cidade com uma média de seis mulheres cada. Os índices são apontados pelo Centro de Orientação e Apoio Sorológico como as principais causas do alastramento da Aids e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) em Guarapuava. A cidade tem cerca de 170 mil habitantes.

Conforme dados do Centro, enquanto no ano passado foram registrados 275 casos de doenças sexualmente transmissíveis, em 2001 foram constatados 225 novos doentes. A principal incidência é de HPV (condiloma), vírus que causa o câncer de colo de útero, seguido pela gonorréia e sífilis. ''Precisamos combater com intensidade as DSTs porque elas são a porta de entrada para a Aids'', comenta a coordenadora do Centro de Orientação, Kátia Pereira de Borba.

Guarapuava tem confirmados 194 casos de HIV. A média mensal é de 2 a 3 novos casos, informa a enfermeira, citando que a maioria das contaminadas são mulheres casadas e de classe baixa. Se utilizados os critérios da Organização Mundial da Saúde, estima-se que o município tenha 3.880 pessoas soropositivos. ''É um número preocupante porque não somos uma cidade portuária e nem turística'', analisa Kátia. A explicação, segundo ela, estaria na enorme quantidade de prostíbulos espalhados pela cidade e na questão cultural.

Conforme a enfermeira, boa parte dos pais ainda cultua a tradição de iniciarem a vida sexual dos filhos em casas de prostituição. A larga frequência de homens casados em prostíbulos acaba provocando a contaminação de dezenas de mulheres casadas e o alastramento da doença. Preocupado com o avanço da Aids, o Centro de Orientação e Apoio Sorológico iniciou em novembro o programa Bem-Te-Vi voltado à informação de prostitutas. Elas são cadastradas, recebem preservativos, anticoncepcionais, acompanhamento médico e fazem exames de HIV duas vezes por ano, preventivo de câncer e são vacinadas contra a Hepatite B, considerada uma doença sexualmente transmissível.