Imagem ilustrativa da imagem Número de casos de coronavírus cresce mais de 300% em uma semana em Londrina

O número de casos confirmados de coronavírus em Londrina mais que triplicou na última semana. Foram 39 novas contaminações nos últimos sete dias no município, além do primeiro óbito pela Covid-19 registrado na cidade.

De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura municipal no domingo (5), Londrina tem um total de 51 casos confirmados. No domingo passado, dia 29 de março, eram 12 confirmações. Um aumento de 325% no número de contaminações. Em 24 horas, entre sábado e domingo, o município registrou 13 casos.

O primeiro caso confirmado de coronavírus na cidade foi registrado no dia 18 de março. Na primeira semana da pandemia foram apenas três pacientes diagnosticados com a doença. O número começou a aumentar drasticamente a partir do dia 25, onde, em apenas quatro dias, foram confirmados mais nove casos.

Além do aumento significativo do número de infectados, a última semana registrou também o primeiro óbito pela Covid-19 em Londrina. Na sexta-feira (3), um engenheiro eletricista, de 37 anos, morreu no Hospital do Coração. O paciente ficou internado cinco dias na UTI e apresentava quadro de hipertensão, obesidade e pré-diabetes.

Em razão do crescimento do número de casos, o prefeito Marcelo Belinati prorrogou o fechamento do comércio e da indústria na cidade até o dia 12 e publicou um novo decreto fechando as áreas públicas de lazer, como parques, praças e pistas de caminhadas.

BALANÇO

Dos 51 pacientes confirmados com a Covid-19 em Londrina, 29 estão isolados em casa e 16 estão internados, sendo cinco em UTI, dos quais quatro necessitam de ventilação mecânica. Cinco pacientes já se recuperaram da doença, além de um óbito.

O município descartou 405 casos após os exames darem negativo para o coronavírus, mas investiga outros 87 pacientes que estão internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Destes, 69 estão em enfermaria e 18 em UTI, com 10 pacientes respirando com a ajuda de aparelhos. De acordo com o último boletim, não há crianças internadas na cidade.

O perfil das vítimas da Covid-19 em Londrina mostra que a grande maioria dos infectados está na faixa de pessoas entre 20 e 59 anos. Somente três casos foram registrados em idosos acima de 60 anos.

No grupo de pessoas entre 40 e 59 anos foram 24 casos, enquanto na faixa etária entre 20 e 39 anos, foram mais 20 confirmações. Entre os infectados, há três casos entre 10 e 19 anos e o de uma criança menor de nove anos.