Número de armas apreendidas sobe 139%
Curitiba - O ano de 2011 também foi marcado pelo aumento de 139% nas apreensões de armas no Estado, em comparação com o ano anterior. No total foram recolhidas 912 armas em 2011, contra 381 no ano anterior. E os registros apontaram todos os tipos de armas: revólver, pistola, carabina, rifle, fuzil e até granada. Segundo o tenente Sheldon Keller Vortolin, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), este aumento é representativo porque ''grande parte desse armamento teria como destino as mãos de criminosos.''
''Quase que na sua totalidade essas armas seriam utilizadas nos mais diversos tipos de crimes. Então conseguimos tirar de circulação um grande armamento pesado. Sabemos que esse tipo de contrabando continua grande, mas qualquer apreensão é positiva'', avalia.
A inspetora Letícia Zacca, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), também destacou que na região de Guaíra, por exemplo, foi registrado um crescimento no número de apreensões de armas e munições. Além disso, uma grande ação conseguiu retirar de circulação armamento pesado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
''Por causa do reforço da fiscalização em Foz, com o apoio do Exército Nacional, os contrabandistas de armas migraram para a fronteira perto de Guaíra. O trabalho tem sido intenso e, por isso, muitas vezes os criminosos utilizam as estradas rurais para tentar escapar da fiscalização. Mas estamos atentos a isso e de olho em qualquer fuga'', completa Letícia.(R.C.J.)





