Agência Folha
De Brasília
Os resultados da terceira etapa da Avaliação das Condições de Oferta dos Cursos de Graduação deverão ser divulgados até maio. Serão avaliados 382 cursos de Letras, 305 de Matemática e 81 de Medicina, num total de 768 cursos. As comissões de especialistas visitaram essas instituições no final do ano passado e os relatórios sobre o que foi constatado estão em fase final de conclusão.
Os relatórios enumeram os problemas encontrados e trazem sugestões de medidas que devem ser adotadas para corrigir as deficiências. Cada comissão é composta por dois ou três professores universitários que são contratados pelo MEC como consultores.
Em 99, cerca de três professores universitários participaram das visitas às universidades para avaliar as condições de oferta – 1.263 deles chefiaram as comissões e receberam treinamento do MEC para realizar o trabalho. Desde o ano passado, o MEC criou um ‘‘prêmio’ para as universidades que se saem bem no Provão e na Avaliação das Condições de Oferta dos Cursos de Graduação.
Ao contrário dos cursos que tiram D e E em três provões consecutivos e que precisam mostrar que estão corrigindo os defeitos para ter seu credenciamento renovado, os que tiram A e B em três Provões e que não recebem nenhum ‘‘insuficiente’ na avaliação das condições de oferta têm o credenciamento automaticamente renovado.
No ano passado, 59 cursos de Administração, Direito e Engenharia Civil foram beneficiados pela medida, que tem validade de cinco anos. A maioria deles (40) é de Administração. Outros 7 são de Direito e 12 de Engenharia Civil. Segundo o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, o objetivo da medida é beneficiar os cursos que se destacam pela qualidade do ensino, garantindo o reconhecimento automático.

mockup