São Paulo, 31 (AE) - A companhia espanhola DS2 (Design of Systems on Silicon) está desenvolvendo um modem de banda larga e uma série de circuitos integrados com os quais será possível transmitir dados e informações por meio de fios e cabos da rede elétrica, informa hoje o jornal espanhol "El País. O projeto para conseguir o acesso à Internet por meio dos fios condutores de energia não é exclusividade da DS2, já que o negócio é incalculável, afirma o jornal.
Esse novo modem de banda larga e os circuitos integrados serão a base de uma tecnologia de acesso que possibilitará o uso da rede de distribuição de energia elétrica como um canal de comunicação de dados de alta velocidade, estimada em 50 megabites por segundo, bem acima do que oferecem hoje os modems atuais.
Se a pesquisa tiver êxito, as mais beneficiadas devem ser as companhias de distribuição de energia, que poderão concorrer no mercado de comunicações com custos mais baixos. De fato, explica o "El País", as maiores companhias de energia estão hoje acelerando seus projetos de instalação de fibras ópticas para proporcionar serviços telefônicos e de banda larga ao usuário. A fibra óptica, introduzida no interior do cabo neutro das linhas de alta tensão, por exemplo, transmite bilhões de megabites por segundo. "Resta agora começar apenas a conectá-la à residência dos futuros usuários", diz o jornal.
A DS2 é a principal responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento europeu Esprit, que tem participação ainda da Electricité de France (EDF), Cisco Systems e da Escola Politécnica Federal de Zurique. O projeto, aprovado em 1998, tem prazo de três anos e um orçamento de 1,9 bilhão de euros (US$ 1 9 bilhão). "Os primeiros protótipos da DS2 já estão sendo testados na França e nos Estados Unidos e os resultados mostram uma velocidade e uma qualidade notavelmente superiores aos dos nossos concorrentes, que já propiciaram várias cartas de intenções de compra por parte de futuros clientes", disse um executivo da DS2 ao "El País".

mockup