O novo lote de 67.260 doses da vacina contra a Covid-19 produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, começou a ser distribuído nesta quarta-feira (3). O montante equivale a 45,8% da remessa de 146.800 encaminhadas pelo Ministério da Saúde.A prioridade para a vacinação é de idosos entre 80 e 84 anos, segundo o PNI (Plano Nacional de Imunização).

Imagem ilustrativa da imagem Novo lote de vacinas começa a ser distribuído no PR
| Foto: Gilson Abreu/AEN

A primeira regional a receber o imunizante foi a 10ª, de Cascavel, devido à gravidade do momento da pandemia na região, com aumento do número de casos e escassez de leitos disponíveis. O lote com 8.760 aplicações foi encaminhado ainda nesta quarta-feira por meio de uma das aeronaves do Governo do Estado. Desse total, 7.360 doses ficarão na cidade de Cascavel.

As outras 21 Regionais que completam o sistema público de saúde do Paraná começam a receber a nova remessa nesta quinta-feira (04).

SEGUNDA DOSE

Além das 67 mil aplicações, outras 73.400 seguirão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para garantir a imunização por completo de quem receber a primeira dose – o intervalo entre aplicações é de 15 a 28 dias de acordo com a bula do medicamento. A diferença, com 6.140 doses, está reservada para trabalhadores da saúde.

O mapeamento dos profissionais será definido nos próximos dias pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).