Miami, 03 (AE-AP) - O novo ginásio deu sorte ao Miami Heat na Liga Profissional de Basquete dos Estados Unidos (NBA), pelo menos na festa de estréia da equipe no American Airlines Arena, no domingo à noite, em Miami. O time do pivô Alonzo Mourning, em uma reação espetacular, derrotou na prorrogação o Orlando Magic por 111 a 103 no único jogo da rodada.
Os minutos finais da partida foram de grande emoção. Diante de 19.600 torcedores, o Miami Heat perdia a partida por 93 a 83 a 2min32 do fim. Liderado por Mourning, que marcou 8 pontos, o time da casa conseguiu empatar em 96 pontos e forçar a realização da prorrogação de cinco minutos.
Dois lances livres convertidos por Tariq Abdul-Wahad deram a última vantagem para o Orlando Magic na prorrogação (98 a 96). Depois disso, o Miami imprimiu um ritmo alucinante no jogo, conseguindo uma série de 13 pontos consecutivos.
Os maiores cestinhas do Miami Heat foram Jamal Mashburn, com 22 pontos (10 rebotes) e Alonzo Mourning, com 21. "O time de Orlando nos superou de uma forma muito evidente em quadra", admitiu Mourning. "Mas tivemos forças para correr atrás de uma vitória muito importante."
O técnico Pat Riley, do Miami Heat, também se mostrou aliviado com a reação do time. "A três minutos do fim do jogo estávamos perdidos e subjugados", comentou o treinador. "Foi, por tudo isso, uma vitória muito especial, em um ginásio muito bonito e também especial."
Já o técnico Doc Rivers, do Orlando, mostrou-se irritado com o resultado. Ele disse que o time deu ao adversário um presente atrasado de Natal. O treinador comentou que sua equipe havia jogado "muito bem" nos três primeiros quartos e "muito mal" no quarto decisivo.
O Miami lidera a classificação geral da Divisão do Atlântico, com 20 vitórias e 9 derrotas. A campanha da equipe da Flórida é idêntica à do Indiana Pacers, líder da Divisão Central. Com isso
os dois times estão em primeiro lugar na Conferência do Leste.
O time de melhor campanha é o Los Angeles Lakers, do superpivô Saquille ONeal. A equipe californiana tem 25 vitórias em 30 partidas na Divisão do Pacífico. Na Divisão do Meio-Oeste, o San Antonio Spurs, atual campeão do torneio, tem a melhor campanha, com 21 vitórias e 10 derrotas.