O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), publicou decreto permitindo o retorno de aulas presenciais e atividades esportivas em espaços coletivos no período noturno, durante os dias da semana. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (25).

.
. | Foto: Prefeitura de Maringá/Divulgação

A liberação das aulas ocorre em consonância com a autorização do retorno às salas de aula pelo governo do Estado, na quarta-feira passada (20), e deve seguir as orientações sanitárias da Secretaria Estadual de Saúde.

O decreto de Ulisses vai na contramão da decisão do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), que prorrogou a suspensão das aulas presenciais em estabelecimentos de ensino do município, públicos ou particulares, até o dia 28 de fevereiro.

Belinati afirma que não há segurança para o retorno das atividades presenciais nas escolas, diante da situação da pandemia do novo coronavírus. Já no caso de Maringá, o boletim diário sobre a evolução da pandemia desta segunda mantém a matriz de risco como alta.

Esporte, lazer e eventos

Em relação a atividades esportivas, o despacho do prefeito de Maringá libera aulas de zumba nos salões comunitários, observando a capacidade máxima de 25 pessoas e o distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes e demais regras de prevenção de contágio pelo coronavírus.

Fica liberado o funcionamento de pesqueiros, com distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

O decreto desta segunda também permite, a partir de 1º de fevereiro, o serviço de mesas e clientes nas calçadas de bares, restaurantes, barracas de lanche, food trucks, serviços caldo de cana e ambulantes, se atendidas condições epidemiológicas.

As cerimônias e festas de casamentos comprovadamente agendadas em cartórios e templos religiosos até o dia 27 de novembro de 2020 deverão respeitar o limite de 150 pessoas, encerrando às 22h30.