Profissionais selecionados para reforçar os atendimentos de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 no HU (Hospital Universitário) de Londrina iniciaram, nesta quinta-feira (9), a entrega da documentação para a fase final de contratação. A expectativa é que os 190 selecionados iniciem os trabalhos até o final de julho. O grupo deve integrar a unidade de retaguarda instalada no prédio da nova maternidade do hospital.

Imagem ilustrativa da imagem Novas contratações para o HU entram na fase final
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

O processo de seleção atraiu mais de 5.800 candidatos em todo o País. As vagas são para assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico (em várias especialidades), nutricionista, psicólogo, técnico-administrativo, técnico em enfermagem, técnico em laboratório e análises clínicas e técnico em radiologia. O cargo com maior procura foi o de técnico-administrativo, com 2.663 interessados em uma das quatro vagas.

O processo seletivo foi realizado em tempo recorde e contou com a colaboração de mais de cem servidores de diversos setores como recursos humanos, tecnologia da informação, saúde e seleção, além de funcionários que atuam na limpeza e segurança do campus.

“Como a gente tem uma situação inusitada por causa da pandemia tínhamos que fazer esse processo em tempo recorde, de 30 a 40 dias, sem desrespeitar prazos legais para inscrição, recursos etc. Além disso, tentamos fazer todas as etapas de forma virtual. A inscrição e a seleção dos candidatos foi feita pela análise do currículo. Desenvolvemos um sistema em que o candidato faz a inscrição e indica o currículo dele, a experiência e a titulação. Para cada item preenchido, o sistema calcula uma pontuação”, detalhou o pró-reitor de Recursos Humanos da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Itamar Nascimento.

Os que obtiveram maior pontuação foram classificados e precisam agora comprovar a formação e a experiência prática por meio da entrega de documentos. A banca examinadora fará a análise dos envelopes na próxima semana. Os candidatos que apresentarem todas as informações corretamente serão encaminhados para exame médico. Os contratos temporários serão formalizados pelo período de seis meses com possibilidade de prorrogação por mais um semestre.

“Toda a estrutura da universidade, do pessoal dos recursos humanos, foi mobilizada para fazer esse trabalho de seleção. A estrutura de ensino da universidade e a estrutura técnica-administrativa está toda ativa de maneira remota com todas as medidas de segurança. Essa nova forma de seleção foi feita para proteger a vida dos profissionais porque não poderíamos fazer um concurso tradicional nesse momento”, completou o reitor da UEL, Sérgio Carvalho.

Segundo ele, a folha de pagamento dos novos profissionais ficará em torno de R$ 800 mil por mês. Os valores serão pagos com o apoio do governo do Estado, que destinou R$ 21 milhões para o funcionamento da nova unidade no HU.

O sistema desenvolvido pelos servidores da UEL para a seleção de novos profissionais poderá ser adotado nas próximas contratações durante a pandemia. Caso as vagas destinadas ao hospital não sejam preenchidas neste primeiro momento, um novo edital poderá ser publicado na sequência para viabilizar a ampliação do número de leitos.