Depois de cinco anos operando em um imóvel alugado na rua Brasil, número 1.032, a Defensoria Pública de Londrina abre ao público em novo endereço a partir da próxima segunda-feira (14). O atendimento será feito em um prédio - o governo também vai pagar aluguel - da avenida Bandeirantes, 263, entre as ruas Paes Leme e Borba Gato, área central.

O defensor público-geral do Paraná, Eduardo Abraão, assegurou que a mudança vai oferecer mais conforto aos usuários. "A nova sede tem quase 1,7 mil metros quadrados, seis pavimentos, toda a estrutura de acessibilidade, salas para atendimentos de sigilo e um amplo setor para os assistidos aguardarem atendimento. Antes, a fila ficava pra fora, perto da calçada", comentou.

Em dezembro, durante solenidade realizada no plenário da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), 15 novos defensores foram empossados. Apenas um foi deslocado para Londrina, que conta agora com cinco profissionais. No ano passado, a comarca do órgão na cidade efetuou 10 mil atendimentos. Em todo o Paraná, 2018 terminou com 70 mil pessoas atendimentos e 370 mil procedimentos nas 17 filiais espalhadas pelo Estado.

A Defensoria de Londrina vai continuar abrindo no mesmo horário, às 9h. O atendimento obedece os seguintes segmentos de assistência judiciária:

Segunda-feira - Atendimentos agendados na área de família.

Terça-feira - Infância Infracional, Execução Penal e Execução em Meio Aberto das 12:00 às 17:00 horas;

Quarta-feira - Atendimentos iniciais na área de família, das 12:00 às 17:00 horas (distribuição de 20 senhas para o atendimento na área de Família).

Os acompanhamentos processuais serão realizados das 15:00 às 17:00 horas, mediante apresentação de documento pessoal.

O que é o defensor público?

É o profissional formado em Direito e que presta assistência jurídica gratuita. A principal função é atender quem não possui condições financeiras de pagar um advogado.