A descoberta na Inglaterra de uma nova cepa do coronavírus, capaz de se proliferar ainda mais rápido, fez com que os a terra da rainha Elizabeth II vivesse um isolamento mais drástico. Com fronteiras praticamente fechadas, diversos países buscaram restringir o trânsito de pessoas entre a Grã-Bretanha e o mundo, o Brasil inclusive. Desde o dia 23, os voos procedentes do Reino Unido ou com passagem pela localidade foram cancelados e os brasileiros que estavam por lá enfrentam dificuldades para retornar ao País.

Se acumulam nos noticiários, casos de viajantes que estão perdidos em meio às mudanças nas viagens. Cada companhia aérea tem suas regras e a orientação do Itamaraty é de que os passageiros busquem alternativas. No perfil no Twitter do Consulado Brasileiro em Londres, há uma dica: “Aos passageiros que tiveram seus voos cancelados e que têm necessidade urgente de retornar ao Brasil, sugerimos verificar opções de voos partindo do Reino Unido com conexão em outras localidades, como Paris e Lisboa”, afirma a publicação.

Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores, “o Consulado-Geral tem ressaltado que a portaria interministerial que suspendeu os voos em nada restringe o direito dos nacionais retornarem ao país; lembrado a necessidade de apresentação de teste negativo de COVID e de declaração de saúde para chegadas ao Brasil a partir de 30 de dezembro; e indicado as conexões disponíveis em capitais europeias para o deslocamento do Reino Unido ao Brasil”. A chancelaria brasileira ainda garante que presta toda assistência aos casos de vulnerabilidade e que mais informações devem obtidas pelo email: [email protected].

LEIA MAIS: Nova variante do coronavírus, mais transmissível, é identificada no Brasil