Notas
Meninos mortos
RIO - A cada semana, 12 menores são mortos no Estado do Rio. Os dados foram levantados pela Divisão de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e encaminhados ao Juizado da Infância e da Juventude. Só em 1996, 659 crianças e adolescentes morreram no Estado vítimas de balas perdidas, conflitos entre quadrilhas ou policiais, golpes de arma branca ou espancamento. Muitos desses casos estão associados ao tráfico de drogas, responsável pelo aliciamento de centenas de jovens em morros e favelas nos últimos anos, declarou a delegada Márcia Julião, da DPCA. Em 1995, o número de menores assassinados no Estado totalizou 596, enquanto que em 1994 foi de 513.
Bloqueio
CAMPO GRANDE - Cento e cinquenta embarcações, entre elas várias estrangeiras, estão bloqueando o rio Paraguai, na cidade de Porto Murtinho, sudeste de Mato Grosso do Sul, a 470 quilômetros de Campo Grande. Comboios de chatas carregadas com até 30 mil toneladas de minérios não passam pelo local a quatro dias consecutivos. O motivo é um protesto da população local e das localidades ribeirinhas do lado do Paraguai contra a matança de jacarés, capivaras e a pesca predatória que é praticada com redes de até 800 metros. O movimento começou na terça-feira e e deve durar 60 dias.
Protesto
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - A União democrática Ruralista (UDR) promove hoje no Pontal do Paranapanema (extremo oeste de São Paulo) o enterro simbólico dos responsáveis pela política de reforma agrária do governo. O ato deve reunir mais de cem fazendeiros na sede da fazenda São Domingos, em Sandovalina (640 quilômetros a oeste de São Paulo), onde, há um mês, oito sem-terra foram feridos a tiros durante tentativa de invasão. Os fazendeiros pretendem enterrar a coação e a corrupção, representados, segundo Prata, pela coordenadora do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), Tânia Andrade, e pelo superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Jonas Villas Boas. Os dois foram escolhidos a partir de uma denúncia do deputado federal Paulo Lima (PFL-SP) de que funcionários do Incra estariam cobrando propina de fazendeiros para agilizar a liberação de recursos para o pagamento de desapropriações de terra.
Visto
BELO HORIZONTE - Conseguir visto para uma viagem de turismo aos Estados Unidos vai ficar mais fácil e rápido, a partir da próxima semana, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Entre os dias 18 e 20 deste mês, representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e o embaixador norte-americano no País, Melvin levistky, reuniram-se em Belo Horizonte para definir a implantação de um sistema informatizado de solicitação de vistos ao consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, que atende aos cinco Estados. (Das agências)





