Washington, 18 (AE-ANSA) - O consenso sobre a guerra contra a Iugoslávia caiu entre os norte-americanos, que agora querem negociações de paz, segundo a última pesquisa realizada pela rede de tevê ABC News junto com o jornal Washington Post.
Cinquenta e oito por cento dos entrevistados pensam que os aliados devem começar a negociar com Belgrado uma forma de sair do conflito e apenas 38% acham que a Sérvia deve aceitar as condições da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Domingo, quando foi realizado o último levantamento de dados, 59% dos entrevistados declararam-se favoráveis aos ataques contra a Iugoslávia, nove pontos percentuais a menos do que em abril.
O mesmo fenômeno ocorre com o apoio a uma invasão terestre, que passou de 57% em abril para 52% em maio. Há contradições nesta questão, já que 56% declaram-se contra o envio de soldados a Kosovo se depois houver "muitas possibilidades" de que algum deles morra em combate.
O consenso sobre a conduta do presidente norte-americano Bill Clinton na crise em Kosovo também está em baixa, caindo de 60% para 53%.

mockup