Nobel de Química sonegava impostos por 'ignorância'
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de abril de 2002
Agência Efe 
Tóquio - Ryoji Noyori, prêmio Nobel de Química 2001, confessou ontem que deixou de declarar 32 milhões de ienes (242.400 dólares) por ignorar que o dinheiro que se ganha em outros países também está sujeito a impostos.
Noyori, uma eminência em química orgânica, que conta com amplo reconhecimento internacional em seu campo, assegurou que não entendia quando o dinheiro dos prêmios recebidos e o das diárias das viagens chegava tudo em um mesmo cheque.
A confusão do brilhante cientista, premiado por seu trabalho para catalizar moléculas quirales mediante hidrogenação (um avanço na síntese de moléculas), foi esclarecida pelo escritório de impostos de Nagóia, no oeste do Japão, que lhe obrigou a pagar mais ou menos 15 milhões de ienes (113.600 dólares) de impostos atrasados.


