Rio de Janeiro - Um Aedes aegypti gigante foi usado por políticos do PT para protestar contra a epidemia da dengue no Rio, no Largo da Carioca, ontem à tarde. Com os mosquito foram colocadas três larvas de plástico com desenhos dos rostos do ex-ministro da Saúde, José Serra (PSDB), do governador Anthony Garotinho (PSB) e do prefeito César Maia (PFL), apontados pelos manifestantes como os responsáveis pela alta incidência da doença no RJ.
‘‘O governo federal demitiu 5,8 mil mata-mosquitos, o Estado não investiu na prevenção contra a dengue e a prefeitura deixou 200 carros fumacê parados por falta de motoristas’’, criticou o deputado estadual Carlos Minc (PT), que organizou a manifestação. ‘‘Além disso, a população não está sendo bem informada sobre como deve proceder para ajudar no combate à doença.’’
O deputado Chico Alencar, que contabiliza vários casos de dengue entre familiares e vizinhos, considera paliativas as medidas adotadas pelas autoridades depois que a epidemia se instalou. ‘‘A dengue deve ser prevenida através de políticas públicas conjugadas. Agora, o mal já está causado. O grande crime é atribuir o surto à natureza’’, disse.
Para proteger a família da picada do Aedes, o deputado, que mora em Santa Teresa, na zona sul do Rio, e vive cercado por plantas, compra repelentes com frequência. ‘‘No Morro da Coroa, que fica ao lado da minha casa, metade das pessoas está com dengue’’, contou.

mockup