A fé une as pessoas e as gerações fortalecem vínculos, princípios e valores. Independentemente de religião, as tradições são fatos e em 12 de outubro, quando é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, muitas famílias expõem o significado que esse símbolo de devoção representa para elas.

Imagem ilustrativa da imagem No Jubileu de Prata, Santuário de Nossa Senhora firma tradição
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Ainda antes da data oficial, uma carreata foi realizada no domingo (10) com o objetivo de marcar a devoção à santa que foi encontrada em um rio por pescadores. “Nossa Padroeira sempre esteve ao lado do povo e é ao lado das pessoas, principalmente, as mais sofridas que Nossa Senhora Aparecida quer estar”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do santuário. A ação foi feita antes do dia 12 em razão da pandemia, para que os eventos fossem distintos e mais divididos.

Em Londrina, onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova, a fé é ressaltada em todos os dias do ano, mas no 12 de outubro as demonstrações de gratidão são mais concentradas. Neste ano, especialmente, quando o santuário comemora o Jubileu de Platina (70 anos como paróquia) e o Jubileu de Prata (25 como santuário).

Devota de Nossa Senhora Aparecida, a vendedora Aline Fernandes Passucci antecipou sua visita ao Santuário em sinal de reconhecimento a uma graça alcançada. "Eu estou pagando uma promessa." Ao lado do marido Eduardo e dos filhos Emanuelli, Lorenzo e Amanda, Aline comenta que optou por estar no santuário no domingo para que outras pessoas tenham a oportunidade no dia 12. "Eu sou devota de Nossa Senhora desde criança e transmito esses valores para meus filhos. Acredito que já estejam mostrando a importância da fé para outras pessoas por meio de nossos exemplos", reflete.

Vizinha ao Santuário, a vendedora Danieli Mendes participa das atividades da paróquia há uma década e considera as ações como a benção dos carros e as celebrações do dia da padroeira do Brasil muito emocionantes. "Sinto-me privilegiada. É inegável como a paróquia abraça e acolhe as pessoas, as famílias e por isso pessoas de tão longe viajam até aqui para se sentirem protegidas", pensa.

As estudantes Fernanda de Mari Silva e Ana Carla de Lima Ribeiro atuam no grupo de jovens Rocha da Salvação do Santuário de Nossa Senhora da Aparecida de Londrina. As jovens contam que desde o tempo em que eram crianças de colo frequentam o espaço e se sentem felizes ao atuar em datas festivas como voluntárias. "Dançamos na missa de coroação e também ajudamos na organização e na limpeza nos eventos."

BATISMOS E TROCA DE MANTO

Com uma programação extensa e organizada, o Santuário se antecipou e ofereceu aos frequentadores o agendamento para as missas pela internet - permitindo que as pessoas se organizassem também. As missas começam às 5 horas da manhã e ao meio-dia, no Espaço Mariano, de forma inédita e para celebrar os Jubileus, o Santuário realizará o batismo de nove crianças, cujos pais e padrinhos se inscreveram previamente e estão em ordem com toda a documentação necessária. “Essa é uma maneira de homenagear e honrar Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Padroeira, além de celebrar o Dia das Crianças. Muitas pessoas sempre quiserem batizar seus filhos no Dia da Padroeira, mas nunca conseguimos atender porque este é um dia muito agitado. Desta vez, nós nos organizamos para poder realizar este sacramento”, afirma Renata Volpe, coordenadora da Pastoral Familiar.

Às 19h, durante a missa, a equipe de liturgia inaugura uma tradição que já é costume no Santuário Nacional, em Aparecida: a troca do manto da imagem de Nossa Senhora. A cada ano, as vestes serão trocadas. Para realizar a primeira, o convidado é o arcebispo Dom Geremias Steinmetz. “Vamos iniciar essa tradição aqui em Londrina porque acreditamos que este é um cuidado com a imagem de nossa Padroeira. Lá em 1868, por exemplo, a Princesa Isabel presenteou a imagem com um manto depois de ser atendida com uma graça”, conta Sandra Regina Mantovani, coordenadora da Liturgia.

Programação do Dia da Padroeira (12 de Outubro)

5h – Padre Paulo Rorato

7h – Padre José Onero

9h – Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio

11h – Padre Romão Martins

12h – Batismo de 9 crianças no Espaço Mariano (fechado para o público)

13h – Padre Valdomiro Rodrigues

15h – Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (transmissão pela Rádio Alvorada e TV Evangelizar)

17h – Padre Marcelo Cruz (transmissão pela Rádio Paiquerê 91,7)

18h – Padre Cláudio Marinoni (Bênção das Crianças, online)

19h – Dom Geremias Steinmetz (troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida)

Em seguida – Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Link para inscrições das missas: https://web.desenvol.com.br:8021/ageeventos/?PRI=KNMC&SEC=35&TER=0&fbclid=IwAR2_gzdFF5OTjLOW94-hd3GvedgAQaMrde_9Cw3QV_-VVWMMdZcq0d9YHR8

Link para transmissões das missas: https://www.youtube.com/channel/UCyi0_fzm1I98Tn5dS5Whj_g

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.