São Paulo, 26 (AE) - Irritada com a suspensão dos efeitos da liminar que afastou o prefeito Celso Pitta (PTN) do cargo, sua ex-mulher, Nicéa Pitta, disse hoje, em entrevista concedida em seu apartamento, que a atitude do desembargador do Tribunal de Justiça Hermes Pinotti "suja o Poder Judiciário inteiro." "Acho que ele não tem responsabilidade, não tem patriotismo ou respeito, nem pela família, nem pelos professores que o levaram a ser um juiz, nem pela população."
A primeira-dama anunciou que vai buscar impedir o retorno de Pitta à Prefeitura. "Vou ver se encontro um juiz que possa prender sem ter de fazer mandado, CPI, porque ladrão, quando é pego em flagrante, vai direto para a cadeia e esses todos estão em flagrante."
Nicéa, que deveria depor terça-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos, não está certa sobre sua ida a Brasília. Além de ter afirmado que "a CPI dos Precatórios parecia a Escolinha do Professor Raimundo", ela disse temer por sua segurança. "Gostaria que mandassem alguém para me ouvir aqui."
A primeira-dama afirmou que os próximos alvos de suas denúncias serão os ex-secretários Lair Krahenbuhl (Habitação) e Reynaldo de Barros (Vias Públicas e Serviços e Obras). "Estou aguardando que meu médico me dê alta e já combinei com os procuradores que vou ficar noite e dia depondo." Sob cuidados médicos por causa de uma broncopneumonia, ela deve receber alta amanhã.
Nicéa resolveu dar outra entrevista mais tarde, no hall de seu prédio, depois que dois homens dominaram a equipe de reportagem da Rede Globo e roubaram equipamentos, diante do edifício. Eles levaram a câmera de filmagem e o celular do cinegrafista Newton Quilichini. "Mostraram a arma e pediram a câmera, mas não ameaçaram ninguém", disse a repórter Priscila Brando, que estava no carro da Globo quando os ladrões chegaram, de motocicleta.
A primeira-dama suspeita que os assaltantes foram enviados por alguém interessado em amedrontar jornalistas e tirá-los da rua de sua casa. "Durante a campanha de Pitta fui perseguida várias vezes por motociclistas que me ameaçavam, mas não queriam matar, só me abalar emocionalmente."
Na entrevista, Nicéa revelou ter recebido dois telefonemas anônimos. A primeira-dama, que disse ter um rastreador de chamadas, afirmou que uma das ligações partiu da casa de Reynaldo de Barros, no Jardim Europa, e a outra de um homem chamado Scholdz, da Vila Buarque, centro. A reportagem tentou entrar em contato com Reynaldo, mas foi informada de que ele está viajando.

mockup