New York Times denuncia "destrutiva combinação" no caso Elián
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de março de 2000
Nova York, 31 (AE-AP) - O caso do menino cubano Elián González está agora preso a "uma destrutiva combinação de animosidades próprias da guerra fria com política" eleitoral, escreveu hoje (31) em editorial o New York Times.
O diário indicou que o furor envolvendo o caso "está se convertendo rapidamente em uma situação embaraçosa em nível nacional. Elián tem de ser reunido com seu pai, e todos aqueles envolvidos devem trabalhar no sentido de encontrar uma forma razoável para se conseguir isto, ao invés de usar o menino para lograr ganhos políticos".
The New York Times criticou o vice-presidente Al Gore "por complicar desnecessariamente o caso ontem ao romper com a Casa Branca e respaldar a aprovação de uma lei pelo Congresso concedendo o status de residente permanente a Elián, a seu pai, e a outros membros da família do menino em Cuba".
Segundo o editorial, "trata-se de uma manobra puramente política, visando aumentar a popularidade do senhor Gore na Flórida, um estado crucial (nas eleições presidenciais de) novembro".
O diário indicou que se os familiares do garoto em Miami "puderem deixar de lado seu fervor político contra Fidel Castro e verem o caso simplesmente em termos humanos, aceitarão entregar Elián a seu pai agora".