Navio encalhado no Paraná seguirá para o Rio dia 8
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 31 de outubro de 2001
Ellen Taborda<br>De Curitiba 
O navio Norma, encalhado no Canal da Galheta, na Baía de Paranaguá, desde o último dia 18, será levado para o Rio de Janeiro no próximo dia 8. No final da tarde de ontem, os técnicos da empresa holandesa Smitt Americas Inc., contratada pela Petrobras, terminaram a transferência do restante da nafta.
De acordo com a Transpetro, ainda não há como estimar a quantidade do produto que foi transferida desde a última segunda-feira para uma barcaça. Numa operação anterior, 21,103 milhões de litros foram bombeados para o navio Nara,
que já desatracou em direção a Tramandaí (RS).
No dia do acidente, o Norma estava carregado com 22,401 milhões de litros de nafta. Como a Petrobras divulgou que 392 mil litros vazaram no mar, os órgãos ambientais aguardam laudos da empresa para saber o destino dos restantes 906 mil litros.
Segundo a Transpetro, entre hoje e amanhã, o Norma receberá gás inerte para expulsar a água salgada e fazer com que volte a flutuar. O navio não deverá ser levado até o cais da Petrobras, como foi divulgado pela empresa anteriormente, mas deverá permanecer ancorado na baía, onde receberá os primeiros reparos. No dia 8, a embarcação será levada com um rebocador para um estaleiro no Rio de Janeiro.
Hoje às 15h30, o gerente de sinalização náutica do Porto de Paranaguá, Fernando Araújo Almeida, presta depoimento na Polícia Federal de Paranaguá. A polícia espera que Almeida auxilie nas investigações que apuram os responsáveis pelo vazamento da nafta no porto. Outros depoimentos denunciavam que a sinalização estava fora do lugar no dia do acidente.


