RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - O total de usuários nas quatro travessias litorâneas mais movimentadas de São Paulo caiu 66,32% após o início da quarentena decretada pelo governo João Doria (PSDB) em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Na travessia de São Sebastião a Ilhabela, o total de usuários, que na semana de 8 a 14 de março foi de 17.720, caiu para 10.757 na semana seguinte e, entre os dias 22 e 28, foi de apenas 1.771, segundo dados da Dersa, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes. As medidas restritivas decretadas pelo estado entraram em vigor na última dessas três semanas.

Em Ilhabela, a prefeitura limitou, desde o dia 20, o acesso de turistas por meio de balsas para prevenir o contágio pelo coronavírus. Assim, a travessia só pode ser feita por veículos oficiais, de emergência (como ambulância) ou destinados a atender serviços essenciais (supermercados e bancos). Carros da cidade ou de São Sebastião estão liberados, se forem moradores ou trabalhadores.

No total, passaram na semana de 8 a 14 de março 179.100 usuários nas quatro travessias –as outras são Santos-Guarujá, Guarujá-Bertioga e Santos-Vicente de Carvalho. Na semana de 22 a 28 de março, o total caiu para apenas 60.322 passageiros, ciclistas e veículos.

No trajeto Santos-Guarujá, no mesmo intervalo o total de usuários passou de 74.504 para 30.392.

Por meio de sua assessoria, o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, disse que os dados mostram que a população está seguindo a quarentena.