Presente na cidade nesta quinta-feira (6) para a abertura da 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2023), o governador Ratinho Junior (PSD) assegurou que seu governo tem atuado de forma preventiva para evitar casos de violência nas escolas estaduais do Paraná, mas pediu mais rigor das famílias em relação aos estudantes.

“Estamos criando uma geração de jovens que não têm limites e não têm disciplina. Os pais, não estou falando para bater no filho, mas têm que ter o ‘não’ dentro de casa. É importante criança crescer em um ambiente que tenha limites”, opinou.

O chefe do Executivo estadual destacou que mais de 150 escolas da rede de ensino do Paraná contam com a segurança de policiais militares aposentados. De acordo com ele, um projeto de totens equipados com câmeras de segurança e alarme, batizado de “Olho Vivo”, começou na capital e será ampliado para colégios do interior.

“Lógico que a gente lamenta essa tragédia. São casos pontuais, não podemos entrar em pânico. A gente espera ter esse ambiente controlado o mais rápido possível”, completou.

Críticas a sindicatos

O mandatário voltou a afirmar que “não trabalha para sindicato” ao ser perguntado da reação negativa de categorias do funcionalismo público do estado quanto ao reajuste salarial de 5,79% anunciado em 31 de março pelo Palácio Iguaçu. É o caso de professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que marcaram para 11 de abril uma votação de indicativo de greve.

“Hoje o servidor público do Paraná é um dos mais bem remunerados. Estamos dando um pouquinho mais da inflação, é um investimento de R$ 2 bilhões que o estado faz nos salários dos servidores. A minha função como governador é ser o guardião do caixa do estado”, alegou Ratinho.

Defesa da propriedade privada

Em seu discurso na abertura do evento, Ratinho Junior seguiu a tônica de autoridades como o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El Kadre, e reforçou a defesa da propriedade privada. Conforme o governador, sua gestão não precisa lançar mão de ações midiáticas para executar ações de reintegração de posse na área rural.

Falas anteriores a dele haviam batido na mesma tecla ao criticar atos recentes de terras ocupadas por organizações ligadas ao PT, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Único representante do primeiro escalão da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-deputado federal petista e atual diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, não discursou no evento.

Abertura
Abertura | Foto: Rubem Vital/Divulgação

“Pragmatismo” com governo Lula

Ao mesmo tempo, o governador disse estar mantendo um “relacionamento harmonioso e institucional” com a administração de Lula, já que, segundo ele, “os ministros com quem tenho falado têm atendido o Paraná de forma muito respeitosa”.

O secretário da Agricultura do Paraná reforçou o argumento ao dizer que “atua de forma pragmática”. “Pedi ao ministro [da Agricultura, Carlos Fávaro]: ‘Por favor, vamos manter a essência da política agrícola.’ Vamos olhar com carinho a parte mais vulnerável, tratar com decência todos os tipos de agricultores, mas nós temos um rumo. E esse rumo deve ser mantido”, declarou Norberto Ortigara.

Infraestrutura em pauta

Ratinho Junior também afirmou otimismo com os números da produção agropecuária do Paraná e indicou novos investimentos privados na economia da região. “Vamos, nos próximos dias, inaugurar em Rolândia a maior fábrica de frango empanado do mundo”, prometeu.

Ainda se tratando de reivindicações regionais, chefe do Executivo recebeu do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) uma pauta atualizada de demandas viárias reivindicadas pela Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura do Norte do Paraná. O grupo reforçou a necessidade de intervenções como a finalização da duplicação da PR-445 e a construção de um viaduto de acesso à Avenida Angelina Ricci Vezozzo.

“Estamos criando uma geração de jovens que não têm limites e não têm disciplina", afirmou Ratinho Junior ao cobrar mais rigor das famílias em relação aos estudantes
“Estamos criando uma geração de jovens que não têm limites e não têm disciplina", afirmou Ratinho Junior ao cobrar mais rigor das famílias em relação aos estudantes | Foto: Henrique Campinha/ Divulgação

****

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1