Instituído pelo Tribunal de Justiça do Paraná em 2003, o Programa Justiça no Bairro deu início a um novo “mutirão” em Londrina, na manhã desta segunda-feira (8). O objetivo da iniciativa, que é pioneira no País, é aproximar as estruturas do Poder Judiciário da população que efetivamente depende da Justiça gratuita e, em muitos casos, enfrenta a lentidão dos processos que envolvem, por exemplo, a liberação de benefícios. Entretanto, juízes, promotores, servidores do Poder Judiciário e voluntários também realizam audiências de conciliação, bem como tudo o que depende das varas da família.

A edição deste ano também trouxe a estrutura do Instituto de Identificação do Paraná para a emissão do documento de identidade. Ao saber que a liberação do documento estaria sendo agilizada no "mutirão", a gerente do Sesc Cadeião de Londrina, Patrícia Sugeta, não perdeu tempo e realizou um agendamento. Ela contou que, por conta da pandemia, não estava conseguindo agendar um horário para solicitar o RG da filha Gloria, de 7 anos.

“Como eu trabalho no Sesc, ficamos sabendo do projeto. Especificamente nesta edição, eu vi que iria ter a liberação do RG, fiz o agendamento para poder trazê-la. Muito prático, conseguimos fazer com agilidade, hora marcada, fomos atendidos rápido”, contou.

Imagem ilustrativa da imagem "Mutirão” disponibiliza estrutura do Poder Judiciário até esta quarta-feira em Londrina
| Foto: Vitor Struck/Grupo FOLHA

Já o caso do instalador de mármore e granito Fabio Onofre, 33, representa bem a situação enfrentada por boa parte da população. Especialmente, depois que uma série de mudanças tornou a liberação do Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) ainda mais demorada.

Autônomo, Onofre sofreu um acidente de moto em um ponto que constantemente registra ocorrências na cidade, o “semáforo do Grêmio”, na BR-369. Com a pancada, o trabalhador sofreu graves ferimentos nas duas mãos, precisou ficar mais de três meses em recuperação e teve sua renda mensal afetada até os dias de hoje. "Não consigo pegar serviços muito pesados, só mais leves que pagam menos", lamentou. Passados 12 meses, viu no Programa uma esperança em avançar com o processo para a obtenção do Seguro DPVAT, cuja perícia médica ainda nem conseguiu agendar.

“Subiu tudo, está tudo alto, então vai ajudar bastante a pagar as contas e comprar alimentos para casa. Tenho dois filhos, sou casado, pago aluguel, sou autônomo e, por conta do acidente, diminuiu bastante o meu serviço”, lamentou Onofre, que é morador de Londrina e conta que não teve culpa no acidente.

Na edição deste ano, que está sendo realizada no Sesc (Serviço Social do Comércio) da Zona Norte de Londrina, 16 médicos agilizam a realização das perícias, um dos principais gargalos do Poder Judiciário. Conforme apurou a reportagem, 790 perícias já foram agendadas para os três dias e novas vagas poderão ser solicitadas.

Conforme a idealizadora e coordenador do Programa, Joeci Machado Camargo, cada evento possui uma peculiaridade porque cada regiões tem determinadas necessidades. Já são 18 anos que o Programa alcança todas as regiões do Paraná.

"Quando venho, fazemos um diagnóstico do que precisa junto ao Poder Judiciário e Prefeitura Municipal, e você começa a perceber o que eles estão precisando. Temos identidade aqui, universidade que está fazendo o atendimento jurídico e estamos atendendo todas as varas cíveis até quarta-feira", lembrou.

Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (43) 3572-7901, entre 8h e 20h.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1