Alguns sintomas, como dificuldade para andar ou descer degraus, podem significar o início de um problema no joelho. Dor, rangido e ''travamento'', segundo o ortopedista Marcus Vinicius Danieli, de Londrina, também são sinais para procurar o médico.
O ideal, nesses casos, é procurar atendimento para evitar doenças mais graves, como a artrose - quando o desgaste da cartilagem atinge a superfície óssea e o contato articular se faz osso contra osso. Problemas acontecem principalmente porque ocorre um desgaste na cartilagem e nos meniscos, que facilitam movimentos e absorvem impactos. ''Nos homens, a artrose aparece mais no quadril, e nas mulheres, no joelho'', informa Danieli.
Para corrigir, a solução é a fisioterapia ou a cirurgia, que é a única solução em caso de lesão. Mas isso não significa que o joelho ficará bom como antes. ''No pé, as cargas se distribuem mais, só que o joelho atua como uma estrutura quase única para aguentar o peso do corpo. Se alguma coisa não está perfeita, isso diminui o desempenho'', informa Arnaldo Hernandez, ortopedista do HC de São Paulo.
Há alguns anos, a psicóloga Jacqueline Queirolo Rosa, de 38 anos, sofria com dores no joelho por conta da rótula ''solta'', mas conseguiu se livrar da cirurgia. Isso só com o fortalecimento da musculatura na região. ''A cirurgia iria me deixar com uma cicatriz frontal. Procurei então a opinião de outro ortopedista, que me recomendou fortalecer a musculatura'', conta ela, que na época praticava natação e musculação.
Foi esse fortalecimento que também permitiu a adesão a outro esporte, que hoje é sua paixão - a corrida, com percursos que chegam a 21 km. ''Curto muito correr, é o que me mantém tranquila. Corro todos os dias, inclusive no final de semana'', diz. E sob orientação da personal trainer, Vera Vargas, ela não deixa de fazer o alongamento antes e depois. ''É a minha base''.
Para proteger os joelhos, a médica Christiane Perisse, de 38 anos, voltou a praticar atividade física, mas com orientação, para não correr o risco de se lesionar. Ela já sofreu com dores decorrentes de aulas de step e aeróbica e depois por conta de um acidente. Nos últimos meses, ela aderiu ao power plate, máquina onde são feitos exercícios, que por causa da vibração requerem contração muscular de quem pratica. O principal benefício é minimizar o impacto nas articulações.(C.P. com Folhapress)

mockup