Imagem ilustrativa da imagem Município mantém aulas suspensas até 31 de agosto
| Foto: Gustavo Carneiro

O prefeito Marcelo Belinati irá publicar um decreto, nesta segunda-feira (27), estendendo a suspensão das aulas até o dia 31 de agosto. O anúncio foi feito na noite deste domingo (26), durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. Após esse prazo, uma equipe técnica da prefeitura irá avaliar se as aulas poderão ser retomadas ou não, conforme dados epidemiológicos. O decreto anterior determinava que as escolas permanecessem fechadas até 31 de julho.

Belinati reconheceu que o número de infectados está aumentando no município, mas afirmou que o número de casos confirmados da doença está dentro do esperado em uma situação de pandemia. Ele ressaltou, no entanto, a preocupação em manter o controle da doença. “Todos os estudos mostram que a grande maioria das crianças tem casos leves ou até assintomáticos, mas também vimos que os leitos de UTI pediátrica estão com ocupação de mais de 20% em Londrina”, disse o prefeito. No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde neste domingo, as UTIs pediátricas do SUS para tratamento de casos de Covid-19 estão com ocupação de 21%.

“Fizemos uma análise técnica com médicos da Secretaria de Saúde que foi concluída hoje, mostrando que ainda não é possível retornar às aulas. O momento epidemiológico não nos permite”, destacou Belinati, ressaltando que a decisão foi tomada para proteger a saúde dos alunos, professores e funcionários das instituições de ensino.

O fato de o decreto ter validade até 31 de agosto não significa que as atividades escolares poderão ser retomadas a partir de 1 de setembro, adiantou o prefeito. No próximo mês, a equipe técnica da Secretaria de Saúde fará uma nova avaliação e a decisão irá depender da evolução da pandemia na cidade. “Eu sei de tudo o que está acontecendo, das dificuldades, as escolas sofrendo com isso. Muitos professores e alunos querem voltar para a sala de aula. Mas temos que proteger a vida das pessoas.”

Em 24 horas, Londrina registrou 43 novos casos de Covid-19. Entre sábado e domingo, o número de pessoas infectadas pela doença subiu de 2.819 para 2.862. No período, não houve registro de óbito decorrente de complicações por contágio do novo coronavírus. O município segue com 111 mortes. Os casos suspeitos à espera do resultado do exame somam 233.

O boletim aponta ainda 249 casos ativos em Londrina, sendo 187 em isolamento domiciliar e 62 internados. Entre os pacientes hospitalizados, 27 estão em unidades de terapia intensiva e 35 ocupam leitos de enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos do SUS exclusivos para tratamento da Covid-19 está em 53% para UTI adulto, 21% para UTI pediátrica e 60% para enfermaria.