Após ter sido empurrado ao longo dos últimos anos, o prazo para que os municípios entreguem e aprovem os seus respectivos planos municipais de gestão de resíduos sólidos chega ao fim ainda em 2021. A exigência surgiu em 2010 no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, porém, a ampla maioria das prefeituras não foi capaz de avançar discutindo suas demandas e soluções para os problemas gerados pelo crescimento da zonas urbanas e da produção do lixo, que foram sendo agravados pela ausência de estratégias para a gestão dos resíduos. Em junho, o governador Ratinho Junior (PSD) sancionou o Plano Estadual e chamou as prefeituras dos 20 maiores municípios do Paraná para ouvir sugestões. No mesmo sentido, a Secretaria do Ambiente de Londrina está convocando a população para participar do debate. Além de disponibilizar formulários para o envio de sugestões, uma audiência pública será realizada às 9h do dia 12 de agosto através canal da Sema no Youtube.

De acordo com a Sema, a ocasião servirá para a validação do diagnóstico com os aspectos gerais das principais normativas que circulam o tema, além da apresentação de um relatório da atual situação da CTR (Central de Tratamento de Resíduos), localizada no Distrito de Maravilha (zona sul). Por conta do atraso em políticas voltadas para a educação ambiental, por exemplo, boa parte dos resíduos sólidos que poderiam ser recolhidos pelas cooperativas de Londrina acaba indo parar na CTR. Conforme estimativa da própria CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), cerca de 40% das 11 mil toneladas mensais enviadas ao local correspondem a materiais recicláveis que deixam de ser separados pela população.

Os temas que serão apresentados na audiência pública já podem ser acessados no portal da Secretaria. Faltam ser concluídos, ainda, os cadernos 3 e 4, que deverão conter o Planejamento das Ações e o Plano de ações, respectivamente. Esta etapa deverá ser encerrada no dia 12 de setembro uma vez que a Secretaria Municipal de Governo pretende apresentar o plano até o final de novembro.

A população pode entrar em contato com a Sema pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (43) 3372-4768/4769.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

mockup