Mundo tem hoje cerca de um bilhão de obesos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de agosto de 2002
France Presse 
Londres - Em torno de um bilhão de pessoas sofrem atualmente de obesidade em todo o mundo, informaram ontem especialistas do Iotf (International Obesity Task Force).
Segundo o Iotf, os obesos, com peso superior a 30% da massa corporal normal, são hoje 280 milhões em todo o planeta e outras 700 milhões de pessoas têm excesso de peso.
Ainda segundo o Iotf, entre 2% e 8% do custo total dos tratamentos nos países ocidentais estão vinculados à obesidade.
De fato, os riscos para a saúde são maiores com o aumento do peso: as mulheres com excesso de peso, mesmo que ligeiro, têm seis vezes mais probabilidades de padecer de diabetes e os obesos 90 vezes mais.
O Iotf é um comitê especializado da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade (AIEO), entidade que representa 30 organizações nacionais de luta contra a obesidade.
O IX Congresso Internacional sobre Obesidade terá lugar de 24 a 29 de agosto em São Paulo.


