SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após o anúncio do início da reabertura pelo governo de São Paulo, o grupo de ambulantes que fica nas madrugadas aumentou e a Prefeitura de São Paulo fez uma operação na madrugada de quinta (4) para tentar coibir a multidão.

Imagens obtidas pela Folha mostram uma grande multidão na rua Rodrigues dos Santos, no Brás. A pessoa que faz a filmagem mostra uma grande aglomeração de comerciantes e camelôs e diz: "O Brás voltou".

O comércio não está permitido nas ruas da cidade até a aprovação de protocolos de segurança, o que não impediu a atuação irregular, que reuniu um grande número de pessoas, gerando risco de disseminação do coronavírus.

O vereador Adilson Amadeu (DEM) fez críticas ao poder público por, enquanto manda fechar comércios regulares, não impede esse tipo de aglomeração.

"Um absurdo. O governo fecha as portas para o comércio regular, que construiu grandes shoppings, hotéis, lojas, que dá 400 mil empregos, e os ambulantes começaram para valer", disse.

Ele afirmou que a polícia também tem de investigar grupos que cobram por segurança no local. Nesta semana, segundo ele, contêineres foram esvaziados para venda irregular naquele ponto.

A gestão Covas afirmou que "operação realizada na madrugada desta quinta-feira (4) teve o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, e objetivo foi impedir que os ambulantes se estabelecessem, como forma de evitar aglomeração de pessoas".

Segundo a administração, a operação durou entre 22h e 5h, nas ruas Oriente, da Juta e Rodrigues dos Santos. As ações na região serão mantidas durante o mês de junho, diz a prefeitura.

"Vale ressaltar que a operação de fiscalização é contínua. Nos meses de abril e maio, foram apreendidos mais de 12 mil produtos vendidos irregularmente na região".