Mulheres gaúchas protestam contra cortes na área social
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de março de 1999
Por Sandra Hahn 
Porto Alegre, 08 (AE) - Cerca de 1.500 mulheres ligadas ao Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) fizeram hoje (08) um protesto em frente à sede do Banco Central no Centro de Porto Alegre. Elas criticaram os cortes feitos pela União nos orçamentos da área social e acusaram o governo Fernando Henrique Cardoso de "privilegiar os banqueiros internacionais e o Fundo Monetário Internacional (FMI)".
À tarde representantes das mulheres entregaram uma pauta com seis reivindicações nas áreas de saúde, educação e agricultura ao governador Olívio Dutra (PT). O movimento, criado em 1986 no RS, quer audiências aos ministérios da Saúde, Agricultura e Previdência Social para apresentar suas reivindicações. O MMTR quer a destinação mínima de 10% dos recursos da União, Estados e municípios para a saúde, além de manutenção de direitos previdenciários, entre outros itens.
A exemplo do Movimento dos Sem-Terra (MST), as mulheres do MMTR querem a proibição de experiências e comercialização de produtos transgênicos (geneticamente modificados) no RS. Elas solicitaram também ao governador a criação de programas de alfabetização para mulheres do campo e incentivo à escola rural. Protestos semelhantes foram feitos em 12 Estados, segundo a diretora regional do MMTR, Loiva Rubenich.


