Mulheres criam Ong em defesa dos ruralistas
Da Redação
As constantes invasões de terras no Mato Grosso do Sul levaram um grupo de mulheres a fundar a organização não-governamental (ONG) União em Defesa e Preservação pelo Estado de Direito (UDPED). Segundo a diretora da UDPED, Dora Zanin, a ONG tem como objetivo mobilizar a sociedade civil para o restabelecimento do estado da ordem e do direito, tanto no campo como na cidade. A ONG apresentou um abaixo-assinado com mais de 60 mil assinaturas para o governo do Mato Grosso do Sul, para a Assembléia Legislativa e para o poder Judiciário.
Segundo Dora, a ONG também trabalha no sentido de resgatar a importância dos produtores rurais diante da população urbana. Nós agricultores ajudamos na produção de alimentos e na criação de empregos, e no entanto não estamos sendo respeitados nos nossos direitos, afirmou.
Dora observou que a ONG também trabalha para oferecer infra-estruturas para as famílias que vivem no campo. Os produtores estão se organizando e com a contribuição de todos vamos construir escolas na zona rural e oferecer melhoria de infra-estrutura e transporte, afirmou.
A diretora da UDPED observou que o governo federal vem fazendo assentamentos e anuncia recursos para novos assentamentos, mas, segundo ela, não tem critério para eleger as famílias que serão assentadas. Muitos dos assentados não têm nenhum vínculo com a terra ou vocação para a atividade agrícola. Dora afirmou que a ONG agora começa a manter contato com lideranças de outros estados para que suas ações extrapolem as fronteiras do Mato Grosso do Sul. Queremos conclamar as mulheres e produtores rurais de todos os estados para participar deste movimento.





