MT vacina população na divisa com Goiás
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de janeiro de 2000
Por Nelson Francisco, especial para a AE
Cuiabá, 12 (AE) - O governo do Mato Grosso montou hoje uma "barreira imunológica" no posto de arrecadação da Secretaria de Fazenda do Estado, no município de Pontal do Araguaia, divisa com Goiás, para vacinar a população que cruza a fronteira dos dois Estados contra a febre amarela. Uma equipe de agentes da Secretaria de Saúde de Barra do Garça, 500 quilômetros ao leste de Cuiabá, que também faz divisa com Goiás, estará se revezando 24 horas por dia nas próximas duas semanas para a imunização contra a doença. O trabalho está sendo feito por enfermeiros dos dois municípios, Exército, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A "barreira" foi montada numa guarita da Polícia Militar para imunizar as pessoas que entram em MT vindas de Goiás e do Distrito Federal. A parada é obrigatória. No ano passado foram registrados cinco casos de febre amarela urbana e silvestre no Estado com três óbitos. "Todas as medidas de controle e prevenção necessárias foram tomadas", garantiu o coordenador da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Estado, Euze Carvalho. "A medida de bloqueio, como a vacinação ampla de todos os suscetíveis na área do caso suspeito, são adotadas imediatamente a partir da suspeita de caso, sem aguardar a confirmação laboratorial".
Mato Grosso dispõe de 270 mil doses da vacina para que as prefeituras dos 126 municípios estimulem a população a ser vacinada. A maior preocupação no Estado são os grupos de trabalhadores - como agricultores, seringueiros, garimpeiros e pescadores - mais suscetíveis a adquirir o vírus da febre amarela silvestre.