MST quer acampar um milhão de pessoas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de agosto de 2003
Mariângela Gallucci<br> Agência Estado 
Brasília - Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), João Paulo Rodrigues disse ontem, durante seminário promovido no auditório da Procuradoria-Geral da República, que a meta da organização é acampar um milhão de pessoas à margem de estradas em todo o Brasil. Segundo ele, nos últimos 15 dias, o total de famílias nessa situação aumentou de 90 mil para 110 mil.
''Não precisaremos pegar em armas para enfrentar o latifúndio'', disse João Paulo. ''Nós enfrentaremos a tapa.'' Uma hora e meia após sua participação no seminário, o coordenador do MST tentou explicar suas palavras, alegando apenas ter usado uma ''figura de linguagem'' e negando a intenção de estimular a violência no campo.
João Paulo e outros líderes de trabalhadores rurais afirmaram que a reforma agrária só ocorrerá se houver apoio da sociedade. Para ele, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está sucateado. ''Temos de juntar os movimentos para mostrar ao governo Lula que se não tiver dinheiro para a reforma agrária a situação vai complicar para todos'', completou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel José dos Santos.
A Justiça também foi alvo das críticas de João Paulo, segundo ele muitos processos de desapropriação estão parados nos tribunais. O coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Antonio Canuto, afirmou que na maioria das vezes as decisões do Judiciário são favoráveis à propriedade.


