So­ro­ca­ba - O Mo­vi­men­to dos Sem-Ter­ra (MST) pre­pa­ra uma jor­na­da de mar­chas e in­va­sões em to­do o ­País pa­ra co­me­mo­rar os 25 ­anos de exis­tên­cia que se com­ple­tam es­te mês. Foi em ja­nei­ro de 1984 que o mo­vi­men­to de­fi­niu a ban­dei­ra de lu­ta pe­la ter­ra e pe­la re­for­ma agrá­ria em Cas­ca­vel, no Pa­ra­ná. Em no­ta di­vul­ga­da pe­la coor­de­na­ção na­cio­nal, o MST con­vo­ca os mi­li­tan­tes pa­ra a ­ação. ‘‘Não ha­ve­rá ma­nei­ra e lu­gar me­lho­res pa­ra co­me­mo­rar­mos nos­so 25 ­anos do que com lu­tas nas ­ruas e ocu­pa­ções de ­latifúndios’’, diz a no­ta.
  As coor­de­na­ções es­ta­duais do mo­vi­men­to te­rão au­to­no­mia pa­ra de­fi­nir as for­mas de mo­bi­li­za­ção. As da­tas não são anun­cia­das pa­ra evi­tar uma pos­sí­vel re­pres­são. O ob­je­ti­vo é re­co­lo­car a ques­tão agrá­ria em pau­ta na so­cie­da­de, já que, se­gun­do a coor­de­na­ção na­cio­nal, o go­ver­no fe­de­ral aban­do­nou a re­for­ma agrá­ria. ‘‘­Mais do que nun­ca te­mos a con­vic­ção de que a úni­ca re­for­ma agrá­ria pos­sí­vel é aque­la fei­ta pe­lo ­povo’’, diz a no­ta. O MST con­si­de­ra que a cri­se eco­nô­mi­ca in­ter­na­cio­nal ex­pôs a ‘‘­fragilidade’’ do pro­je­to neo­li­be­ral e fa­vo­re­ce a sua lu­ta. ‘‘Es­te mo­men­to de fra­gi­li­da­de, se trans­for­ma­do em ban­dei­ras de lu­ta e mo­bi­li­za­ções de mas­sa, po­de­rá ser uma opor­tu­ni­da­de his­tó­ri­ca pa­ra a clas­se tra­ba­lha­do­ra.’’
  O in­te­gran­te da coor­de­na­ção na­cio­nal, Jo­sé Ro­ber­to Sil­va, con­si­de­ra que, nos úl­ti­mos ­seis ­anos, a re­for­ma agrá­ria pa­rou. Em­bo­ra o go­ver­no di­vul­gue ter as­sen­ta­do 448 mil fa­mí­lias, ape­nas 150 mil fo­ram efe­ti­va­men­te as­sen­ta­das, se­gun­do ele. ‘‘Há uma gran­de pro­pa­gan­da so­bre a quan­ti­da­de de as­sen­ta­men­tos, mas o que o go­ver­no tem fei­to é o mes­mo pro­ces­so que ou­tros go­ver­nos fi­ze­ram, ma­quian­do nú­me­ros.’’ Em 2008, de acor­do com o lí­der, não fo­ram atin­gi­dos 10% da me­ta es­ta­be­le­ci­da pe­lo pró­prio go­ver­no. ‘‘Te­mos ­mais de 100 mil fa­mí­lias acam­pa­das, in­fe­liz­men­te mui­tas es­tão há ­mais de dez ­anos de­bai­xo da lo­na.’’
  De acor­do com Sil­va, o go­ver­no ten­ta des­mo­bi­li­zar os acam­pa­dos em tro­ca de po­lí­ti­ca com­pen­sa­tó­rias, co­mo o Bol­sa-Fa­mí­lia, mas mes­mo as­sim ­elas con­ti­nuam acam­pa­das e pres­sio­nan­do pa­ra que se­jam as­sen­ta­das.

mockup