MST invade fazenda modelo da Embrapa
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 30 de maio de 2003
Rosana Félix<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Cerca de 170 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram ontem de manhã a Fazenda Modelo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Ponta Grossa. A ocupação foi comandada pelos líderes que estão acampados na unidade de pesquisa da Monsanto, na mesma cidade, há duas semanas. A Embrapa é um órgão vinculado ao governo federal. A ação de ontem foi criticada pelo governo estadual, que pretende fazer a desocupação da fazenda da Embrapa hoje, às 15 horas. Essa é a primeira intervenção do governo estadual em acampamentos do MST nos últimos dois meses.
As famílias ocuparam a fazenda da Embrapa, que realiza pesquisas de milho e soja convencionais em uma área de 1,2 mil hectares, às 7 horas. As famílias foram transferidas do acampamento Antônio Tavares, no município de Palmeira, onde estavam desde agosto do ano passado. De acordo com um dos coordenadores do MST no local, Célio Rodrigues, a Embrapa estaria arrendando áreas para terceiros. ''Além dos fazendeiros não quererem a reforma agrária, estão agora grilando áreas da Embrapa'', criticou. Em 1999, o grupo havia invadido a área pelo mesmo motivo. Na época, o então governador Jaime Lerner (PFL) determinou a desocupação imediata.
Rodrigues, depois de informado da decisão do governo estadual, disse que o grupo vai esperar a chegada de um representante da área jurídica da Embrapa, que virá de Brasília hoje. De acordo com o governo estadual, se o MST não deixar a área amigavelmente, será utilizada força policial. A Embrapa entrou ontem com pedido de reintegração de posse.
O gerente da unidade, Osmar Paulo Beckert, disse que a ocupação foi pacífica. ''Eles concordaram com a permanência de um funcionário da empresa de segurança contratada pela Embrapa'', relatou. Segundo ele, os acampados também permitiram que alguns funcionários trabalhassem até a hora do almoço. O órgão tem de 22 a 24 funcionários, entre pessoal próprio da Embrapa e terceirizados.
Beckert disse que a acusação de arrendamento é infundada. Segundo ele, a Embrapa firma parcerias para projetos de pesquisas. O agropecuarista Enadir Carneiro Gomes explicou que faz prestação de serviços para a Embrapa. A Embrapa Florestas, localizada em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, também firmou parceria com a Águia Reflorestadora, que atua na fazenda de Ponta Grossa. De acordo com Beckert, a área utilizada por cada um depende do projeto que está sendo desenvolvido.


