MST fecha PR-158 no sudoeste do Estado
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Evandro Fadel<br>Agência Estado 
Curitiba - Um grupo de aproximadamente 300 integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) interrompeu ontem o tráfego na PR-158, no sudoeste do Paraná, em protesto contra a demora na solução de impasse no Assentamento 10 de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu (125 km a oeste de Guarapuava). A Polícia Rodoviária Estadual estava orientando os motoristas para procurar estradas alternativas, que ligam o sudoeste ao centro-oeste do Estado.
Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o grupo é remanescente do Assentamento Celso Freire, criado sobre a área da antiga fazenda Araupel. Eles seriam assentados no local, do qual foram retiradas 60 famílias, após acusação de extração ilegal de madeira. No entanto, as nove famílias que permaneceram no Assentamento 10 de Maio não permitem que entrem os novos assentados. O Incra entrou com pedido de reintegração de posse na Justiça Federal, ainda no primeiro semestre de 2006, mas até agora não houve resposta.
O coordenador do MST em Rio Bonito do Iguaçu, Laureci Leal, disse que as famílias que estão na área impedindo a entrada de outros assentados não pertencem ao movimento. ''A iminência de conflito é muito grande'', afirmou. Segundo ele, até mesmo os contratos já foram assinados com o Incra, mas as famílias não podem ocupar o local. ''Elas querem um posicionamento'', disse.


