Recife, 21 (AE) - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra em Pernambuco (MST-PE) se prepara para fazer um grande protesto amanhã (22) pela manhã no Recife, marcando os 500 anos de descobrimento do Brasil. O movimento confirmou a manifestação
mas não deu detalhes de onde e como ela ocorrerá. O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) também promete a invasão de um terreno na região metropolitana do Recife neste sábado, além de engrossar a manifestação dos sem-terra.
No início da semana o MST fez - de acordo com o movimento - 77 ocupações em todo o Estado, com a participação de mais de 10 mil pessoas. Entre as áreas invadidas encontravam-se cinco engenhos da Usina Catende, na zona da mata, que está sob o controle de trabalhadores rurais desde 1995, quando a empresa faliu. O ato foi repudiado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) que acusou a atitude do MST de " divisionista e equivocada". Uma ação de reintegração de posse garantiu a saída dos invasores ontem (20).
Os trabalhadores rurais têm garantido o funcionamento da usina e trabalho para 2 mil canavieiros e iniciaram um programa agrícola de diversificação de culturas. Eles reivindicam a posse da usina na Justiça como pagamento às indenizações até hoje em débito. O MST quer que todos os 53 engenhos da Usina Catende sejam desapropriados pelo Incra, para assentamento.