MST diz que vai ocupar BB para impedir privatização
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de abril de 1999
Agência Estado 
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai ocupar todas as agências do Banco do Brasil caso o governo federal decida privatizar a instituição. Foi o que revelou ontem em Salvador (BA) um dos principais líderes do MST, João Pedro Stédile. Ele acredita que a ocupação será a única forma que os trabalhores terão para defender o BB.
Segundo Stédile, depois de ocupar as agências, o MST vai convocar a população para ajudar a manter as barreiras. O governo que não invente de privatizar o Banco do Brasil, disse o líder. Ele participou das manifestações dos sem-terra baianos em Salvador, no fim de semana.
Durante os atos, Stédile fazia discursos com críticas duras ao governo e num tom nacionalista. Na visão do sindicalista, o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso é tão impatriótico, que teria abdicado até de mandar na Nação. Nos entregaram ao capital internacional, reclamou. Os cerca de cinco mil sem-terra que estão em Salvador desde a sexta-feira para protestar contra o massacre de 19 trabalhadores em Eldorado dos Carajás devem retornar aos seus assentamentos somente na quarta-feira. As lideranças do movimento estão negociando com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e governo baiano agilidade no processo de desapropriação de terras consideradas improdutivas e assistência técnica agrícola nos assentamentos já consolidados.


