MPF propõe ação contra sindicato
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de junho de 2005
Equipe da Folha 
Curitiba O Ministério Público Federal (MPF) propôs, sexta-feira, ação civil pública contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná. O objetivo é obter liminar antecipatória que ponha fim à greve iniciada dia 2.
A ação pede que a Justiça imponha aos servidores o retorno imediato ao trabalho, sob pena de multa diária, que o sindicato determine aos filiados o retorno às atividades. Pede ainda que seja determinado ao INSS retomar o atendimento normal ao público em 30 dias, comprovando a regularização do atendimento, também sob pena de multa diária.
O procurador regional dos direitos do Cidadão, responsável pela ação, Sérgio Cruz Arenhart, argumenta que o direito de greve do servidor público ainda não foi regulamentado, e que os serviços prestados pelo INSS são essenciais.


