O MP-PR ( Ministério Público do Paraná) expediu na quarta-feira, 23 de março e divulgou na quinta-feira (24), recomendação administrativa dirigida à reitoria da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Os promotores de Justiça apontam a necessidade de ajustes importantes no sistema de inscrição para os programas de pós-graduação na Universidade (mestrado e doutorado), de modo a normatizar os processos e garantir condições de igualdade de participação a todos os candidatos.

Entre as medidas, recomenda que conste em edital, em norma expressa, a “orientação aos coordenadores dos cursos de pós-graduação para condução de parte do processo seletivo, em especial a correção de provas e análise de projetos, sem qualquer identificação dos candidatos”, bem como “orientações aos candidatos quanto aos princípios de impedimento, de suspeição e de prevenção do conflito de interesses”. Além disso, que seja formalizada a distribuição aleatória dos projetos de pesquisa para avaliação entre os membros da comissão de seleção e aberto um canal interno de denúncias para apuração de possíveis irregularidades

.

A assessoria de imprensa do MP diz que o órgão recebeu reclamações da comunidade escolar sobre a seleção na pós-graduação do curso de Sociologia. Os itens destacados como passíveis de criarem desigualdade de condições entre os alunos foram o fato do candidato ter que indicar, no ato da inscrição, a preferência de orientador ou orientadora e a “possível aderência de interesses de pesquisa entre candidato e avaliador”, o que poderia levar a vantagens para alguns e prejuízos para outros.