MP investiga procuradora que é cunhada de Hildebrando Pascoal
PUBLICAÇÃO
domingo, 21 de novembro de 1999
Por Edmilson Ferreira 
Rio Branco, 21 (AE) - O Ministério Público do Acre está investigando a procuradora Vanda Denir Nogueira, acusada de dificultar a abertura e andamento de processos envolvendo as ações da organização criminosa liderada pelo ex-deputado Hildebrando Pascoal. Vanda é cunhada de Hildebrando e, segundo o delegado Carlos Bayma, testemunha da CPI do Narcotráfico no caso Pascoal, foi citada pelo ex-deputado como a pessoa de confiança do grupo no MP. "Ele (Hildebrando) me dizia: pode deixar que lá (no MP) a doutora Vanda segura esse processo", teria afirmado Bayma ao grupo de promotores que investiga o crime organizado no Estado.
A procuradora rebate as denúncias, assegurando que o encaminhamento de processos não é de competência dos procuradores-chefes e sim dos promotores. Vanda diz que vai processar Bayma. "Ele vai ter de provar isso". A procuradora é casada com o empresário Silas Pascoal, foi sargento da PM e delegada de polícia civil e, dentro do MP, sempre foi atacada por pertencer aos Pascoal. Como procuradora-chefe, cargo que exerceu por dois anos, teve uma atuação criticada por vários dos colegas, que vêem em suas ações favorecimento ao governo de Orleir Cameli.
Amanhã (22) a deputada estadual Naluh Gouveia (PT) entra com uma ação no MP exigindo que Vanda seja investigada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). "Essas denúncias comprovam que a família Pascoal tinha tentáculos em todas as instituições e poderes", afirma a deputada.
Bayma retomou as denúncias contra Hildebrando e seus supostos aliados no final da semana passada, alegando que sua mulher recebendo ameaças - seria serrada ao meio. Bayma protesta contra o um alegado descumprimento de acordo feito pelos deputados da CPI, os quais teriam garantido que ele teria proteção e o cargo de volta se desse informações à CPI. "Só quero segurança para minha família e poder voltar a trabalhar como delegado", diz o policial.


