MP exige manutenção de serviços de urgência
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de junho de 2011
Equipe da Folha 
Curitiba - O Ministério Público do Paraná (MP-PR), através das promotoras de Justiça Luciane Maria Duda e Fernanda Nagl Garcez, expediu recomendação que determina que seja feita uma relocação dos grevistas que fazem parte da base Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região (Sindesc). A recomendação visa garantir, ao menos, o atendimento de procedimentos de urgência e emergência em todos os hospitais e unidades de saúde da Capital (inclusive cirurgias).
Funcionários de hospitais e estabelecimentos de saúde de Curitiba entraram em greve na terça-feira. Representantes do MP, Sindesc e Sindicato dos Hospitais reuniram-se ontem à tarde em virtude das notícias de não realização de cirurgias e procedimentos médicos de urgência e emergência por conta da paralisação.
Na mesma recomendação foi asseverado que o não atendimento dos serviços obrigará o MP a adotar providências para investigar cada grevista em cada estabelecimento de saúde no qual o procedimento médico de urgência ou emergência deixar de ser realizado ''exclusivamente pela falta daquele empregado, sobretudo quando levar à morte ou a lesão corporal no paciente, sem prejuízo da interposição das respectivas ações de indenização por danos materiais e/ou morais cabíveis.''
Na mesma reunião foi solicitado que o Sindicato dos Hospitais informe por escrito, com urgência, à Promotoria, sobre todos os procedimentos médicos de urgência ou emergência que deixarem de ser realizados em virtude da atual greve dos trabalhadores em saúde, indicando o nome e endereço do paciente, a natureza do procedimento, e o respectivo vínculo (SUS ou não).


