Motos continuam isentas,
mas em vagas separadas
As motos vão continuar isentas do pagamento de estacionamento regulamentado, mas podem ser multadas se ocuparem vagas de carros. O valor da multa é de aproximadamente R$ 50,00 e o condutor perde três pontos na carteira de habilitação. Segundo o gerente da Tek Park, Dennis Cremonese, o sistema de parquímetro exige o identificação das vagas de carros. Cada uma tem 5,5 metros de comprimento e serão numeradas para controle das vagas. As motos, que hoje estacionam em qualquer local, terão as áreas determinadas em locais variados.
Cremonese explica que quando as vagas são pintadas acabam ‘‘sobrando’’ espaços próximos à guia rebaixada ou no final das quadras. ‘‘Os espaços ficam para as motos, que terão área suficiente para estacionar’’, afirma. Cremonese antecipa que nos locais onde existe grande concentração de motociclistas serão reservados espaços maiores. ‘‘Garantimos que não vai faltar vagas para motos, que não precisam ocupar as áreas demarcadas para carros’’.
Hoje as motos param em qualquer espaço, o que irrita os motoristas e deixa os policiais de trânsito sem ter o que fazer. Eles podem multar veículos parados em áreas reservadas para motos, o que acontece com frequência, mas não podem multar as motos que às vezes param no meio de dois veículos. ‘‘Não existe regulamentação para multar porque as vagas de carros não são exclusivas’’, explica um policial que pediu para não ser identificado.
Os motoqueiros reclamam. ‘‘Faço entregas em muitos locais por dia, e terei que carregar os volumes às vezes pesado por causa desse parquímetro’’, pede Geraldo Cunha Nevez, motoqueiro que trabalha em uma loja de auto peças. (M.Z.)

mockup