São Paulo, 15 (AE) - A descida para o litoral paulista foi bastante complicada na manhã de hoje, como previa ontem (14) a Ecovias, empresa responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. Na Rodovia dos Imigrantes, registrou-se congestionamento de 20 quilômetros, por volta das 7 horas, e os motoristas chegavam a levar quatro horas para completar a viagem. Na Anchieta, a pista liberada para descida apresentava 13 quilômetros de lentidão.
O sol e a temperatura elevada levaram muita gente às praias. Ao meio-dia, quase 100 mil carros já tinham descido a Serra do Mar e estimava-se que o número total ficasse entre 120 mil e 210 mil veículos. Os transtornos enfrentados por muitos turistas logo foram esquecidos com a chegada a Santos, onde nem mesmo a bandeira vermelha, indicando que a Praia do Gonzaga estava imprópria para o banho, desencorajou os banhistas.
Até as 13 horas, adotou-se o sistema 4x1 para a Operação Descida. Duas pistas da Anchieta e duas da Imigrantes ficaram abertas para o tráfego na direção do litoral, ficando uma via da Imigrantes para subida. A partir das 10 horas, o congestionamento diminuiu para cerca de 10 quilômetros na Imigrantes.
Na Anchieta, a lentidão começava no km 33 e estendia-se até o 44. Ao meio-dia, o movimento de veículos chegou a 6.100 carros por hora no caminho para o litoral e a situação ficou complicada, principalmente na interligação.
Interdição - Houve lentidão também na subida pela Imigrantes, onde o congestionamento alcançou 10 quilômetros, nesse horário. De acordo com a Ecovias, a lentidão deveu-se ao excesso de veículos, aliado à interdição da pista sul da Anchieta, na altura do km 42.
A via está interditada desde dezembro, por causa de um deslizamento de terra e rachaduras na pista. Para que o fluxo de veículos seja restabelecido na pista sul da Anchieta, a Ecovias está construindo um desvio provisório, que deve ser concluído na próxima semana, facilitando a descida no feriado de aniversário de São Paulo, no dia 25.
Hoje, por volta das 13 horas, não havia mais congestionamentos na Imigrantes, no sentido do litoral. A concessionária alternou o sistema para 3x2, com subida por duas faixas da Imigrantes. Na Mogi-Bertioga, o tráfego pela manhã também foi intenso, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual. No entanto, não houve grandes congestionamentos.
A Pedro Taques, que leva ao litoral sul, apresentou movimento intenso e lentidão no sentido da capital, na alça de acesso para a Imigrantes. O congestionamento chegou a 4 quilômetros.
Volta - Para o retorno a São Paulo, o sistema 3x2 vai funcionar amanhã (16) pela manhã e à tarde no Sistema Anchieta-Imigrantes. Às 18 horas, a Ecovias pretende alterar o fluxo, estabelecendo a Operação Subida em 4x1, com três faixas da Imigrantes e uma da Anchieta liberadas no sentido capital. Para evitar novos congestionamentos, porém, a empresa recomenda que a viagem de volta seja feita até as 17 horas de amanhã. (Colaborou Zuleide de Barros)