Os motivos que levam muitos brasileiros a engordar são diferentes, mas a vontade de emagrecer é comum. Há 15 anos, o mecânico Marcos Antônio Aldinucci, de 50 anos, parou de fumar e ganhou mais de 30 quilos. ''Hoje eu peso 123 quilos. Nunca fiz regime, mas agora vou ter que fazer''. Na tarde de ontem, Aldinucci foi ao cardiologista e constatou que o excesso de peso está prejudicando a saúde. ''O colesterol está muito alto'', avisou o médico. Para evitar que a situação piore, o mecânico vai ter que controlar o consumo de carne gorda sempre presente em suas refeições.
A tentação pelas comidas mais gordurosas também renderam alguns quilos à costureira Andréia Pereira Marques, de 27 anos. Amante das massas e frituras, ela confessa que as frutas são consumidas em pouca quantidade. ''Eu já pesei 70 quilos, hoje estou com 115'', conta. Andréia lembra que sempre foi gordinha motivo que a levou a fazer muitas dietas milagrosas mas garante que a situação piorou após o nascimento do filho, há cinco anos. ''Já engordei e emagreci várias vezes. Agora estou fazendo tratamento com um médico''.
Praticidade, é o argumento utilizado pela professora Kelly Patrícia de Lima Monteiro, de 25 anos, para consumir lanches e carne vermelha com frequência. Ela garante que gosta de frutas e iogurtes, mas que não tem condições de comprá-los diariamente. E apesar de não ter problemas de saúde por pesar 106 quilos, Kelly confessa que fica abalada quando sai às compras. ''Eu choro toda a vez que tenho que comprar roupa''.

mockup