Com menos de 5 mil habitantes, Japira, no Norte Pioneiro, está em luto com a morte trágica e prematura de um jovem de 21 anos. Caio Henrique de Lima Gonçalves disputava uma partida pelo Clube Atlético Japirense na Copa Regional de Futebol Amador, em Santo Antônio da Platina, neste domingo (10), quando foi atingido por um raio.

O jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Outros sete jogadores precisaram de atendimento, sendo que um permanecia em estado grave.

A Prefeitura de Japira decretou luto oficial e manifestou pesar pela morte do jovem de 21 anos. Segundo a nota, Caio era “amante do futebol” e começou no esporte através das escolinhas de futsal do município e “ao longo de sua jovem trajetória se destacou de forma ímpar, representando o esporte japirense nos campeonatos regionais e estaduais”.

O jovem atuava no Clube Atlético Japirense, era torcedor do Palmeiras e sua conta no Instagram tinha um destaque específico para o futebol, em que ele publicava fotos e vídeos das partidas que disputava. Caio, inclusive, foi eleito como o melhor jogador em campo durante uma partida do time contra o Vila Guay, em maio do ano passado, quando marcou os quatro gols da vitória do time de Japira.

Nas redes sociais da Secretaria de Esportes de Japira, foi anunciado que os treinos de todas as modalidades esportivas ofertadas pelo município estão suspensos nesta semana. O corpo de Caio Henrique de Lima Gonçalves foi sepultado no final da tarde em Japira.

João Gabriel Teodoro, secretário de Esportes de Japira, conta que conhecia Caio desde criança. Segundo ele, ele era um jovem responsável, trabalhador e que deixa esposa. “[Ele] amava futebol e não é à toa que ele era o camisa 10 do município”, relatou. “Não tem nem explicação para um perda como essa, a gente só lamenta o acontecido, pois [era] um menino tão jovem. A dor no coração de perder alguém é grande”, lamentou.

Marcos Noveli Ferreira, diretor de Esportes da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, estava presente na partida do Clube Atlético Japirense contra os donos da casa, no Estádio Municipal José Eleutério da Silva, em Santo Antônio da Platina, pela Copa Regional de Futebol Amador. Ele relata que durante o início do segundo tempo, por volta das 17h, começou a chover forte. Havia trovões, mas não era possível identificar raios.

Segundo ele, o primeiro raio que eles viram foi o que, justamente, atingiu os jogadores. A descarga elétrica atingiu Caio no rosto e no ombro, assim como outros jogadores que estavam próximos. “A chuteira dele [Caio] chegou a derreter a sola”, disse Ferreira.

Além da vítima fatal, outros sete jogadores foram atingidos e precisaram ser hospitalizados, sendo que seis estavam estáveis e devem receber alta nesta terça-feira (12) e um está internado em estado grave no Hospital Regional de Santo Antônio da Platina.

Após o raio ter atingido os jovens, seguranças retiraram as vítimas do gramado. Na sequência, os jogadores foram encaminhados em carros para o hospital, que fica a 10 minutos do estádio, já que a ambulância que estava reservada para o jogo precisou atender outra ocorrência. Caio chegou a ser atendido, mas teve uma parada cardiorrespiratória e morreu no hospital. O outro jovem que está em estado grave recebeu massagem cardíaca por 25 minutos para voltar com os sinais vitais.

PERIGO

De acordo com a Defesa Civil do Paraná, os raios trazem graves riscos para as pessoas, principalmente se elas estiverem debaixo de árvores ou em áreas descampadas, como no caso do acidente com o jogador do time de Japira. Segundo o órgão, o raio é uma descarga elétrica que tem potência média de 15 mil ampéres - um choque elétrico do chuveiro, por exemplo, tem potência de apenas 30.

Como orientação para evitar acidentes envolvendo raios, a Defesa Civil alerta que é recomendado que uma pessoa só saia de casa durante uma tempestade caso seja extremamente necessário. Além disso, não devem ficar próximas de estruturas metálicas, árvores isoladas ou descampados, assim como não é recomendado ficar dentro de piscinas, rios ou mares durante uma tempestade.